Atividades

ATIVIDADE DE HISTÓRIA


a) Objetivo da atividade: Colaborar para a formação da consciência Crítica através de uma Educação emancipatória.
b) Atividade motivadora: Fazer um mural com á árvore genealógica de cada aluno (material- fotos do aluno, pais, avós, bisavós...).
c) Passo-a-passo (metodologia): A partir da questão”O que orienta o estudo da  história é o presente, não o passado”, levar o aluno a reflexão de que o aluno possui uma história investigando através das fotos as semelhanças entre seus parentes, origens, credo e etc.
d) Avaliação: A partir daí o aluno passa a ter a consciência de que a história na verdade está ligada ao presente, através de uma educação emancipatória que leva o aluno a refletir e dialogar. Então aprende que o passado serve para buscar nele respostas aos questionamentos por ele levantados no presente, e assim levá-lo também a fazer uma previa do seu futuro, levá-lo e a encontrar as diferenças em sua árvore genealógica e de seus amigos de classe, e de que todos possuem uma história.



 

 AULA DE MATEMÁTICA

Orientação espacial

Objetivos
- Interpretar informações provenientes de uma representação do bairro
- Dar de instruções para comunicar a localização de lugares conhecidos
- Criar itinerários


Conteúdos específicos
- Elaboração e interpretação de referências espaciais escritas

Ano
4º ano

Tempo estimado
3 aulas

Material necessário
- Cópias da página do Guia de ruas do bairro da escola (e do bairro onde os alunos moram)
- Cópias dos problemas

Desenvolvimento das atividades

1ª aula: Análise do mapa do bairro

Apresente o Guia da Cidade de São Paulo para a turma. Faça um levantamento coletivo de diferentes lugares conhecidos no bairro que os alunos considerem que estarão representados no mapa.

Organize a turma em duplas e entregue uma cópia da página do Guia para cada uma. Solicite que localizem no plano: a escola, os locais levantados coletivamente pelo grupo, suas casas e o caminho que fazem para chegar até a escola.

Depois de encontrados os pontos, peça para que construam um trajeto da escola até um ponto de referência determinado.

Discuta quais caminhos são mais práticos.
Assista a aplicação desta aula no vídeo "Organização espacial: o mapa do bairro".

2ª aula: Elaboração de itinerário por escrito

Organize as crianças em grupos de quatro. Proponha que elaborem um itinerário para ir da escola até padaria do bairro (ou qualquer outro lugar de referência conhecido por todos) e registrem por escrito. Solicite que todos anotem as orientações do seu grupo para posterior troca com os colegas.

Troque as orientações entre os grupos e proponha que cada equipe avalie a pertinência e a suficiência das indicações fornecidas pelos participantes.

Socialize as discussões realizadas em cada grupo e registre as antecipações referentes a algumas conclusões esperadas: estabelecer pontos de referência, identificar que dependendo da posição do observador pode variar a informação, etc.
Assista a aplicação desta aula no vídeo "Elaborando itinerários". 

3ª aula: Atividade gráfica

Organize a turma em duplas.

Cada criança recebe meia folha em branco para escrever instruções e uma folha com um desenho, em papel quadriculado, de um percurso que leva "dois pezinhos" até um carrinho. Na mesma folha, ao lado, há um quadriculado vazio.

Uma pessoa da dupla recebe a seguinte proposta:
A outra pessoa recebe esta outra proposta:

1ª etapa: Peça para que as crianças escrevam uma mensagem para que seu colega possa desenhar o caminho traçado para encontrar o carrinho sem olhar o desenho. Ressalte que a mensagem contenha todas as informações necessárias.

Depois que as crianças terminarem de escrever, peça para trocarem as mensagens.

2ª etapa: Agora, cada um vai desenhar no quadriculado vazio o percurso descrito pelo colega para chegar até o carrinho.

Provavelmente a maioria das mensagens não vai conter as informações necessárias para que seja possível desenhar o percurso sem olhar para o desenho. Circule pela sala e oriente as crianças para que escrevam porque não foi possível completar o desenho.

3ª etapa: depois que as crianças terminarem de desenhar o percurso (ou o que foi possível desenhar), proponha que se reúnam com o colega que enviou as instruções para conferir se o desenho ficou igual.
Assista a aplicação desta aula no vídeo "Desenhando e orientando caminhos".
Avaliação
Busque identificar se a dificuldade dos alunos está na orientação ou na interpretação das informações. Verifique se são usados pontos de referência e dicas de direção.

Referência

http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/orientacao-espacial-501301.shtml





Atividades na Fase Silábica

1-    Nome da Atividade: SOPA DE LETRINHAS
2-    Descrição da atividade: O aluno deve verificar que faltam letras nas palavras de uma música conhecida por eles – neste caso a canoa virou - que estão no cartaz. Os espaços estarão com os formatos das letras sombreados para que o aluno veja as letras na panelinha e reconheça qual é o local correto para cada uma delas. As letras estarão dispostas dentro de uma panelinha, como vogais, consoantes e sílabas feitas em pequenos pedaços de papel cartão, onde o aluno poderá reconhecer qual é semelhante a que falta. Entretanto, o aluno não tem que escrever a palavra inteira, apenas precisa completar com as letras que estão faltando. Assim também poderá preencher no lugar de “FULANA” o seu nome e o nome de um coleguinha de classe disposto também em pedaços de papel cartão.
3-    Estágio a que se destina e Objetivo:
- Destina-se a fase silábica onde são feitas tentativas de dar um valor sonoro a cada uma das letras que compõem a palavra, trabalhando com a hipótese silábica, precisa usar duas formas gráficas para escrever palavras com duas sílabas, o que vai de encontro às suas idéias iniciais de que são necessários, pelo menos três caracteres, possibilidade de convivência com a hipótese de quantidade mínima de letras. Há também uma sonorização da escrita. o aluno contará com mais letras, o que exigirá que ele desenvolva uma capacidade de distinção entre as letras desejadas, o som de cada uma, etc.
- Que o aluno passe a relacionar o formato da letra com seu valor sonoro, bem como o papel e o valor lingüístico da letra dentro da composição da sílaba e da palavra como um todo. As letras na panelinha são vogais, consoantes e sílabas o que facilitará ao aluno perceber que sem as tais, a pronúncia da palavra fica prejudicada.

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